terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

42 anos da Feira de Artes e Artesanato de Embu


Embu das Artes vive uma verdadeira transformação nos finais de semanas e feriados. A cidade é literalmente invadida por centenas de turistas vindos de diversas partes do mundo para apreciar a concorrida Feira de Artes e Artesanato que acontece nas ruas do Centro Histórico. De acordo com a prefeitura mais de 600 mil turistas passam anualmente na cidade para conhecer a vasta obra dos artistas e artesãos, que expõem e vendem seus produtos há 42 anos.


A Feira mantém Embu em lugar de destaque no cenário artístico internacional e impressiona pela diversidade, qualidade e criatividade dos produtos à venda. Quem visita a Feira de Artes e Artesanato da cidade descobre porque a arte e os artistas ocupam um lugar de destaque na história do município que se prepara para celebrar 52 anos de vida.

Além da diversidade de obras os visitantes tem a oportunidade de encontrar pessoas de várias partes do mundo. Nos restaurantes e bares ao longo da Feira o ambiente acolhedor, música ao vivo e a comida são um atrativo à parte.


O Largo 21 de Abril onde a feira acontece recentemente foi revitalizado pela prefeitura, os jardins ganharam novos contornos e o coreto recebeu um moderno sistema de iluminação.

História

A Feira de Embu das Artes foi criada em 31 de janeiro de 1969, quando os artistas que viviam na cidade estenderam as primeiras lonas no chão da praça para mostrar o seu trabalho. No decorrer dessas mais de quatro décadas, a Feira revelou talentos e contribuiu para solidificar a tendência cultural e artística iniciada com os primeiros artistas que aportaram na cidade, na década de 1950, como Tadakiyo Sakai, Cássio M’Boy e outros.

Nos anos 1970, artistas dos mais variados estilos, muitos ligados ao movimento hippie, se reuniam no Largo 21 de Abril para produzir e vender arte. A Feira hoje conta com mais de 460 expositores e até um Centro de Atendimento ao Expositor (Caex), inaugurado em 2009, no Dia do Artesão (18/3), em que o governo municipal também lançou o selo comemorativo do artesão para ser usado nas embalagens.

Passear por Embu no fim de semana, especialmente no domingo, que é o dia da Feira, é um programa que pode ir além da arte e do artesanato, tanto de pequenos objetos quanto de móveis comercializados nas lojas da avenida Elias Yazbek. A cidade dispõe de bons hotéis, restaurantes, choperia e bares aconchegantes. O Parque do Lago Francisco Rizzo, equipado com academia pública, pista para caminhada, lago com carpas, tartaruga e aves, e as praças revitalizadas são convites para diversão de crianças e adultos. Para saber mais sobre as opções de lazer na cidade, consulte o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na principal rua da Feira.

Sandra Pereira

Fonte: Jornal da Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário